Santa Casa de Limeira

Apresentação

Ética e responsabilidade social. Excelência tecnológica. Humanização. Confiabilidade



A Santa Casa de Limeira deu início as suas atividades em 1895, quando o Coronel Antônio Mariano da Silva Gordinho fundou a Irmandade com o intuito de cuidar das vítimas das epidemias de Bexiga, Varíola e Febre Amarela que assolaram o município e outras cidades do Estado de São Paulo.

Desde então, a Irmandade, composta por irmãos solidários e comprometidos com a sociedade, assumiram a missão de gerenciar o hospital sem fins lucrativos e, consequentemente, salvar as vidas dos mais humildes.

De 1892 a 1895 a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção cedeu a Igreja para se tornar um “Hospital de Emergência” às vítimas das epidemias. Em 17 de fevereiro de 1895 foi inaugurado o primeiro prédio do hospital, construído nas imediações da rua Visconde do Rio Branco, onde atualmente é o Edifício Parque Imperial. Na época, a Santa Casa era chamada de “Hospital de Isolamento”, pois se localizava em uma região desabitada, distante das povoações.

Só em 1974 o prédio em que o complexo está instalado até os dias de hoje, na Vila Cláudia, foi inaugurado. Desde então, a Santa Casa passou por inúmeras ampliações e, hoje, a grandiosidade do prédio demonstra o grau de importância da Instituição à saúde pública e particular. Através do Sistema Único de Saúde (SUS), o complexo atende mais de 80% dos pacientes de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho, onde residem mais de 336 mil pessoas.

Nas áreas em que a Santa Casa é referência – Cardiologia, Gestação de Alto Risco, Neurologia, Queimaduras e Ortopedia - chegam a 88 municípios atendidos.

Para realizar mais de 14 mil internações/ano, o complexo conta com 80 quartos que abrigam 237 leitos e cinco Unidades de Tratamento Intensivo – Adulto, Coronariana, Neonatal, Pediátrica e Queimaduras – que contabilizam mais 50 leitos.

Mas, a grandiosidade da Santa Casa está em seus recursos humanos. É uma das instituições privadas do município que mais emprega. São mais de 1.100 colaboradores e 300 médicos, além dos voluntários e estagiários. Juntos, eles são os responsáveis diretos pelo cumprimento da missão do hospital, que é de amor à vida.

2013 - Todos os direitos reservados. Avenida Antônio Ometto, 675 - Vila Cláudia - Limeira/SP (19) 3446.6100